Criatividade para Empreender não é Criar algo Totalmente Novo

Olá psi, tudo bom? Vamos falar de Criatividade para Empreender?

Sempre que falamos de Empreender parece que estamos falando de um tipo de inovação sem precedentes.

Mas na verdade o empreendedor não é necessariamente quem tem uma ideia 100% nova (se é que isso existe).

Se por um lado ser o 1º tem suas vantagens, por outro é um grande desafio. Quem saí na frente geralmente tem muito mais trabalho porque é um desbravador.

Os desbravadores nem sempre são os melhores, podem até ser, mas essencialmente são os que reconhecem o terreno mais rápido.

O desbravador corre mais riscos e até cai em alguns buracos, simplesmente por sua posição.

Se você tem uma ideia totalmente nova, tem de se preparar para eventuais tombos. Mas se não tem uma ideia totalmente nova, não se preocupe. A Maioria dos empreendedores não inova, faz apenas boas combinações, que chamamos ainda sim de Inovação.

Vi muitos Psis decidindo não começar um canal no youtube, escrever textos, fazer palestras e outras coisas que gostariam, simplesmente porque pensam que já existem pessoas fazendo aquilo.

Não percebem que mesmo que estas pessoas estejam adiantadas, elas oferecem a vantagem de um terreno desbravado, e podemos aprender muito com elas sobre o que fazer e o que não fazer.

No campo empresarial isso fica fácil de entender:

Quando o dono da TAM, Comandante Rolim, decidiu concorrer com VASP, VARIG e outras companhias aéreas, ele simplesmente entrou em um terreno já desbravado.

Mas fez isso trazendo um valor, uma pequena diferença, que fez da TAM uma grande empresa.

Ele simplesmente resolveu estender o tapete vermelho para os passageiros.

Assim, também, Abilio Diniz fez do Pão de Açucar um “Lugar de Gente Feliz”.

Foram estes valores, estas combinações, que fizeram da TAM e do Pão de Açúcar, exemplos de sucesso.

Mas e daí, Cadu?

Um dos pontos de combinação mais importante e esquecido, no caso do psicólogo, é a sua personalidade. O que seu jeito de ser agrega de valor às pessoas?

Quais são seus valores?

Reconhecer aspectos simples da própria personalidade e combiná-los com seu conteúdo, pode gerar um valor todo especial.

Não é preciso ser idêntico a nada, e tão pouco fazer uma super inovação.

A palavrinha magica para muitos empreendedores, então, é Combinar!

Seja combinar ideias, agregar valores, ou simplesmente reconhecer suas próprias características pessoais e inovar combinando elas com seu serviço.

Aprenda sobre empreender e inove sendo você, agregue os valores que falam para o seu coração e com quem você ja é!

Bóra Refletir?
Gostou do assunto?

Se você gostou ou tem perguntas comente agora aqui em baixo.
Aqui sua Palavra é importante

Cadu Borbolla